Como cuidar da pele no inverno


Oláaaaaa!

Aqui em SP está muuuuuuito frio, e olha que ainda estamos no outono. Nem quero pensar quando chegar o inverno.

Com esse frio de 5°C nossa pele já começa a sofrer - lábios rachados, pele seca. E olha que tem muito mais.

Porque a pele sofre no frio?
Durante o inverno a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomar banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

A pele do rosto e do corpo está sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações profundas e, além disso, praticar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes pode trazer benefícios em longo prazo.

Doenças no inverno
Durante o inverno algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a dermatite seborreica, dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.

Fonte: SBD (Sociedade Brasileira de dermatologia)

Recomendamos:

No banho: Já que está muito frio e não tem como tomar banho com água fria, há uma alternativa, que seria diminuir no tempo que fica em baixo do chuveiro... Assim, não se fica exposto muito tempo na água quente evitando o ressecamento. Pode também aproveitar o banho e fazer um "coquetel" de hidratação. Use aqueles hidratantes de banho (os que podem enxaguar). Ao sair, passe óleo corporal, depois de enxugar, passe hidratante corporal por todo corpo.

Na rua: Mesmo não estando calor, deve sempre passar protetor solar porque ainda sim sua pele pode ser agredida pelos raios UV. Passe um hidratante nos lábios, um lip balm (pode ser manteiga de cacau). Hidratante + protetor solar = 

Na maquiagem
Evite texturas em pó, pois no frio ele pode craquelar e a aparência não fica tão bonita, além de poder secar sua pele. Procure produtos mais cremosos, dão uma aparência mais natural e linda a pele.

Importante: Esqueça de produtos de esfoliação, clareamento e produtos ácidos. A sua pele estará muito sensível e devemos evitar essas coisas para não agredi-la.

Me contem quais produtos usam para cuidar da sua pele, ok?

Beijos.

You Might Also Like

0 comentários